terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quadro Mandala Espírito Santo

Voltando a ativa nas artes e também às dobras... Aproveitei o final de semana frio e nublado e fiz este Quadro Mandala Espírito Santo.

Desta vez fiz a mandala diferente, achei este modelo mais elaborado. Com apenas uma folhinha de papel 7x7 formam-se 3 camadas de pontas da estrela. Tem um PAP da mandala caprichado aqui.
Usei a moldura azul, diferente das brancas que havia feito. Achei que ficou bacana, contrastou com a mandalinha.


 














Desta vez fiz detalhes com tinta relevo para dar um brilho.



sábado, 11 de setembro de 2010

Salamandra de Bali - Indonésia

Puxa, já estava com saudades do meu cantinho. Mas as coisas estavam meio tumultuadas por aqui e não tive tempo de me dedicar as artes. Trabalho por conta, tenho escritório em casa, e se não trabalhar o bicho pega. Estava sem a "fada do lar", e cuidar de casa - lava, passa, limpa e cozinha, marido, filho, cachorro, fazer auto-escola e trabalhar me deixaram sem tempo para me dedicar ao artesanato e consequentemente não tinha o que postar. Mas enfim tudo resolvido.

Desta vez fiz algo diferente. Melhor dizendo, fizemos. Marido e eu.
Minha cunhada foi para Bariloche-Argentina passar as férias e trouxe de lá uma salamandra pintada à mão, muito linda. Na verdade descobrimos que o artesanato é típico de Bali-Indonésia. Tanto a madeira quanto a tinta e a técnica da pintura são de lá.

Reproduzimos a peça. Marido cortou o MDF, lixou e eu pintei. Aqui entra um pequeno comentário - o trabalho de corte foi possível graças a serra tico-tico que eu tanto queria e ganhei. Já tenho mil idéias na cabeça. Bom, chega de conversa e vamos ao que realmente interessa, as fotos.

Fizemos duas peças. Esta é a pequena, recortada e lixada. Falta lixar manualmente para dar acabamento, passar a tinta escura para o fundo e pintar.
















Aqui a salamandra de cima na foto é a que minha cunhada comprou e a outra a que o marido fez, já pronta para a pintura.
















A mágica pronta. Queria ter tirado foto enquanto pintava, mas acabei esquecendo. Fica aí um pouco da baguncinha feita durante a pintura.
















Adorei fazer este trabalho. Muito gostoso. Em algumas horas terminei. Como disse, fizemos a peça com MDF, ficou um pouco mais pesado que a original, que usa uma madeira típica da região de Bali, bem levinha. 
















Detalhes da pintura.















 
Marido ainda fez uma carranca com essa mesma técnica de pintura. Postarei na sequência.
Se alguém tiver interesse, aceitamos encomendas. É só entrar em contato!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Kusudamas gigantes

Faz tempo que fiz estes Kusudamas. Demorei para tirar fotos. Esqueci na verdade. Fiz para enfeitar o salão de festas no dia do aniversário do meu cunhado. Isso foi em maio. Estas fotos tirei em um dia de jogo da nossa seleção na Copa.
Ficaram bem grandes e coloridos! Considerando que geralmente uso quadrados de papel de 7 x 7 cm, estes fiz em papel 20 x 20 cm.
Fiz duas estrelas de 16 pontas e um Kusudama Spiked.

Aqui uma foto com o três juntos. Foram presos nas luminárias.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cachecol Jacaré para meu sobrinho!

Semana passada fez o maior frio aqui no sul. Junto com o frio vem a vontade de mexer com lãs e agulhas.
Resolvi então terminar um cachecol jacaré que estava parado nas agulhas desde o inverno do ano passado.
Acendi um foguinho na lareira, me ajeitei no sofá e mãos-à-obra!!
Na foto, um caldinho quente, feito pelo maridão, um bom vinho, este por sinal nacional, da Serra Gaúcha, e pãezinhos para acompanhar.
E eu?? Tricotando o jacaré!


Adoro tricotar este cachecol. Sempre tenho um pronto e um ainda nas agulhas!

Este vou dar de presente para o meu sobrinho Giorgio, que vai fazer aniversário neste final de semana.
Faz tempo que ele me pediu um jacaré, mas a tia aqui só enrolou o sobrinho!

Até que enfim ficou pronto!



Um novelo de lã é suficiente para fazer um jacaré! Até agora só fiz em tons de verde. Nas agulhas tenho um que estou fazendo com lã mesclada. Pretendo fazer em outras cores. Então, não é fofo??

terça-feira, 15 de junho de 2010

Coincidências...

Achei engraçado! Por isso resolvi postar!
Fiz o Kusudama Poinsettia Floral Ball postado anteriormente de presente para minha cunhada. Fiz em papel colorset rosa.
Domingo fui entregar o mimo. Cheguei na casa dela e não é que o edredon que cobria a cama era rosa da cor do Kusudama. Melhor combinação impossível.
Pedi para o meu irmão tirar as fotos.
Coincidência né?

 

Lu, obrigada pelas fotos, ficaram lindas! Essa função Macro da máquina fotográfica é mesmo fantástica!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

StarSea em kraft

Mais um móbile em kraft. Gosto do kraft para combinar com contas de madeira e sementes.
Simples. Rústico, mas sofisticado ao mesmo tempo.
Kusudama StarSea como "astro" principal da peça, tsurus, e a estrela de Paolo Bascetta. Acho linda esta estrela. Agradeço a Fátima (http://dobrinhadefelicidade.blogspot.com), que postou um vídeo ensinando dobrar esta maravilha. Fácil de dobrar, poucos módulos, mas de grande efeito.

Mais uma vez muitas fotos. Aos poucos estou aprendendo a usar melhor a máquina fotográfica, por isso tantos clicks. Estou encontrando também diferentes formas de fotografar os kusudamas. Ângulos diferentes, focos diferentes. Acho que descobri mais um hobby. Fotografia!!

Foco nas duas estrelas - StarSea e a Estrela do Paolo.

Adornei o StarSea com cravinhos-da-índia.
Delicadamente perfumado!

Agora acabou!
Espero que tenham gostado!

domingo, 6 de junho de 2010

Poinsettia Floral Ball

Já deu para ver que adorei dobrar estes modelos florais. São fáceis e rápidos de dobrar e montar e ficam lindos. Delicados!
Este é o Poinsettia Floral Ball. Criação de Meenaskhi Mukerji. É dela também o Pluméria postado anteriormente.


Para o pendante usei tulipas e um tsuru. Cordão de fio de seda com pingente do mesmo fio. As tulipas brancas foram dobradas com papel perolado. Fica muito mais bonito. Valoriza mais ainda o trabalho.


sábado, 5 de junho de 2010

O Spiked e as cadeiras...

Tirei uma foto do Spiked que fiz para a sogra junto com as cadeiras da sala de jantar dela.
Comentei que escolhi este papel justamente por combinar com o tecido das cadeiras. Aliás, o tecido das cadeiras eu que escolhi.

Foram feitos um para o outro!


Não disse que combinam????


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Kusudama Plumeria

Até que enfim dobrei um modelo diferente!!!

Foram 540 dobras. Sim, eu contei. Outro dia perguntaram se eu tinha noção de quantas dobras fazia em cada Kusudama, por isso resolvi contar.
O modelo é bem fácil e gostoso de dobrar.

Antes de iniciar esta postagem fui atrás da flor que dá o nome a este Kusudama.
A Pluméria é esta flor.


Eu particularmente acho o Kusudama mais parecido com a Alamanda, que esta flor aí de baixo.


Vejam. Eu achei que ficou bem parecido, até por causa da cor amarela.


Desta vez fiz o pendante de forma diferente. Acho bonito usar pingente de fios. Fiz este com fios de seda. Além do Kusudama que ainda não tinha feito, dobrei as tulipas e um beija-flor.
Dobrar as tulipas também é bem fácil.
Só é engraçado no final quando temos que assoprar no buraquinho para a flor abrir! huahahauhuahuahahua


Este vou dar de presente para minha mãe. Ela gosta de Alamandas. Achei perfeito para ela. Delicado como ela gosta. Beijo Mãe!!